Instrumentos de percussão

 Do latim “percussione” que significa choque de corpos, ato de percutir, a percussão é usada para dar ritmos aos variados tipos de músicas. Em toda a história, os registros dos instrumentos de percussão vieram antes da escrita, mostrando que a prática musical está inteiramente ligada à história e evolução cultural do homem.

         Creio que os tambores usados principalmente nas culturas africanas, são amostras dos primórdios da percussão. Madeira, cordões e couro são os materiais necessários para confeccionar um instrumento de percussão similar àqueles usados pelos africanos, além de muita força e paciência para afinar o instrumento sintetizado.

         O avanço da tecnologia veio como fator fundamental para o desenvolvimento dos instrumentos de percussão. Os anos foram se passando, tudo foi mudando e com os instrumentos não foi diferente. A complexidade que existe hoje em uma bateria, não se compara à simplicidade de um tambor.

O instrumento “bateria” é um exemplo do avanço tecnológico da percussão. Ferragens, correntes, pratos, pedais, foram todos introduzidos em um só instrumento, fazendo com que vários sons fossem emitidos por uma só pessoa, com o auxílio dos quatro membros, a fim de adaptar ou substituir o agrupamento dos vários instrumentos de percussão. Ela teve origem nos Estados Unidos como espetáculo circense. Sua origem musical surgindo mais tardiamente junto ao jazz, associado ao trompete, clarineta, trombone, tuba e banjo.

A bateria começou a ser usada no Brasil junto à consolidação do samba como música intrínseca do país. Hoje já existem incontáveis tipos de instrumentos de percussão, que tem o dever de trazer ritmo e alegria a qualquer gênero musical e esse papel é muito bem cumprido.

 

Por Felipe Alexandre Machado