Projetos de Extensão - 2018

 

 

No âmbito do Programa PET, a classificação de uma atividade como sendo extensão, deve respeitar três princípios essenciais:

1- A ação de extensão deve ter como público-alvo a comunidade externa à universidade;

2- A extensão deve envolver o saber/conhecimento da universidade;

3- O corpo discente deve participar das atividades de extensão, visando sua formação.

 

 

Em 2018, o grupo realizou diversas atividades de extensão em escolas de Uberlândia sobre diversos assuntos, apresentadas a seguir:

 

Difusão das PANCs a Frequentadores de Feiras Livres em Uberlândia;

      A mostra das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) foi realizada em dois momentos ao longo do segundo semestre. No primeiro momento, quatro feiras-livres de Uberlândia foram visitadas, para que os petianos pudessem observar os alimentos mais vendidos e se em alguma feira as PANCs já eram comercializadas, além de ver o potencial de cada feira para a realização de tal atividade. Foi observado que as PANCs não são comumente vendidas nas feiras livres, mas, em conversas informais, as pessoas que consomem esse tipo de alimento relataram outras feiras realizadas em Uberlândia com o propósito de comercializar e apresentar as PANCs e outros produtos orgânicos.

       Das quatro feiras visitadas, duas foram escolhidas para a aplicação da atividade. No dia 02 de dezembro o grupo visitou a feira livre localizada no bairro Luizote de Freitas, instalada na Av. José Fonseca e Silva e, no dia 09 de dezembro, a feira livre do bairro Aparecida, instalada na Av. Monsenhor Eduardo. Foi realizada uma degustação de receitas cujos ingredientes principais são as PANCs, juntamente com uma conversa informal explicativa para a população acerca dessas plantas, seus benefícios e características. Também houve a exposição das PANCs in natura e a distribuição de cadernetas de receitas. As receitas levadas para a mostra foram previamente escolhidas e preparadas pelos próprios petianos, com o intuito de evidenciar os sabores dessas plantas e a importância de inserir alimentos nativos e benéficos em seus cardápios.

       A atividade buscou disseminar o conhecimento científico produzido na universidade à comunidade e apresentar alternativas alimentícias que estão ao alcance de todos, além de resgatar saberes populares tradicionais

 

 

IV Encontro dos Grupos PET da UFU;

       O encontro dos grupos PET UFU é um evento organizado pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA), juntamente com as divisões da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Diretoria de Ensino (DIREN), ocorrendo de forma bienal agrupando diversos trabalhos realizados pelos grupos PET’s da Universidade Federal de Uberlândia. O evento permitiu a troca de experiências entre os grupos e o conhecimento da comunidade acadêmica, participando todos os 30 grupos PETs da instituição, totalizando 30 tutores e 400 alunos.

      O grupo PET Biologia/UFU levou para o encontro, três trabalhos denominados: Plantas alimentícias não convencionais: resgatando saberes e sabores em uma oficina para jovens e idosos para compreender sua importância ecológica, econômica e nutricional; 2° simpósio regional sobre conservação da biodiversidade do cerrado: consolidação de uma proposta de ensino integrada à pesquisa e à extensão; Reconhecimento de Aves, Cetáceos e Zooplâncton na Zona Nerítica e Promoção da Mentalidade Marítima a Estudantes do Programa de Educação Tutorial -"Projeto PET ao Mar”. Cada atividade representando um dos pilares da universidade, sendo respectivamente, extensão, ensino e pesquisa. 

      As atividades foram expostas no formato de Banner, com tempo médio de 15 minutos para cada grupo visitante/avaliador. Ao final da exposição, cada petiano teve o direito de votar no melhor trabalho dentre os grupos PET. 

 

 

 

Atividade de Educação Ambiental - Meio Ambiente (E.M. Professor Ladário Teixeira);

       As professoras da Escola Municipal Professor Ladário Teixeira manifestaram o interesse do grupo PET auxiliá-las com uma atividade de extensão pontual com a turma do 1º ano do ensino fundamental. Ela foi realizada em dois dias com as duas turmas do primeiro ano da escola. No primeiro dia, a atividade foi dividida em cinco momentos: no primeiro, os alunos foram levados até o pátio, onde situa-se o Doce Jardim, meliponário desenvolvido pelo grupo PET/Biologia em 2016 na escola e a horta, nos quais os alunos puderam observar as plantas e os pequenos animais que vivem ali. Posteriormente, na sala de artes, utilizando um esquema que representava um ambiente aquático poluído, foi abordada a importância do descarte em locais ideais para o lixo e como a poluição plástica influencia na vida dos animais desse ambiente, como peixes e tartarugas. No terceiro momento, as carteiras foram organizadas em semicírculo e os alunos foram vendados. O objetivo era que eles descobrissem pelo aroma e textura qual era a planta ou condimento que estava sendo passado de mão em mão para cada um deles, falando em voz alta. Após isso, apresentamos diversos materiais e esperávamos que as crianças respondessem quais tinham origem animal ou vegetal e quais eram totalmente industrializados. O quarto momento contou com a utilização de um jogo didático desenvolvido por um dos petianos, que relacionava animais e seus habitats, na espécie de jogo da memória. Como forma de avaliação e finalização, foi solicitado que os alunos realizassem dois desenhos sobre os conceitos trabalhados durante todas as atividades.

       No segundo dia, as atividades foram reelaboradas devido ao menor tempo de aplicação na segunda turma. Foram realizadas três atividades: a primeira teve como objetivo caracterizar os fatores bióticos e abióticos de um ambiente e isso foi realizado por meio de imagens de ambientes naturais e antrópicos e os alunos distinguiram os seres vivos e não vivos de cada ambiente. No segundo momento, um alfabeto elaborado pelos petianos foi levado e cada aluno retirava uma letra, sendo que ele deveria citar seres vivos e não vivos que compunham o ambiente em que eles estavam (escola), distinguindo um do outro. No terceiro momento, os alunos fizeram um desenho apresentando o ambiente em que eles viviam, principalmente suas casas, e inserindo então esses elementos bióticos e abióticos que eles haviam aprendido nas dinâmicas anteriores. No primeiro dia, a atividade ocorreu entre 8h e 11h30; já no segundo dia, ela ocorreu entre 10h e 11h30.

 

http://www.petbio.ib.ufu.br/node/504

 

 

interAÇÃO com PETs, realizada na praça Tubal Vilela;

A atividade interAÇÃO com o PET ocorreu no dia 10 de novembro de 2018, na Praça Tubal Vilela, em Uberlândia. A organização foi de responsabilidade do InterPET da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cujos membros são os grupos PET desta mesma universidade. O evento consistiu na apresentação de diferentes atividades trabalhadas por cada grupo no ano de 2018, dispostas em estandes montados na Praça.

       O PET/Biologia demonstrou para a comunidade a temática: “Museus: quem conhece valoriza”. A escolha desse tema foi feita pois o PET Biologia estava com a proposta de apresentar em seus murais os Museus do Brasil, visto que 2018 foi o ano que o Museu Nacional completou 200 anos, e além disso, ocorreu o incêndio que o destruiu. Para demostrar a importância dos mesmos, foi levado dois painéis interativos desenvolvidos pelos próprios petianos, um sobre o Museu Nacional, com fotos e depoimentos de pessoas que tiveram a oportunidade de visitá-lo e o outro com Museus da cidade de Uberlândia, com o intuito de indagar se as pessoas conheciam. Para melhor logística e distribuição do grupo, os petianos se dividiram em subgrupos e revezaram ao longo do dia para apresentar as atividades e responder os questionamentos do público sobre a temática exposta.

 

 

 

 

 

 

Obrigado pela oportunidade! Nos vemos em 2019!

 

Tem mais interesse nas atividades? Basta clicar no nome da atividade que você será redirecionado para as fotografias de cada atividades!

petbiologiaufu@gmail.com