O que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial – PET, criado em 1979 (como Programa Especial de Treinamento), esteve, durante 20 anos, sob o acompanhamento e avaliação da Capes. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC. O PET é direcionado a estudantes de graduação de universidades de todo o Brasil visando a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

Com ênfase na tríade pesquisa, ensino e extensão, os estudantes são orientados por um professor tutor, o qual tem o papel de estimular a aprendizagem ativa dos petianos, por meio de vivência, reflexões e discussões, em clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades, resolução de problemas e pensamento crítico. Além disso, a realização de atividades em grupo permite desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. 

O estudante e o professor tutor, os quais devem se dedicar por 20 horas semanais ao Programa recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

O PET Biologia - UFU foi criado em 1992 pela professora Dra. Ana Maria Bonetti sendo a primeira tutora do grupo. Atualmente a tutoria está a cargo do professor Dr. Douglas Santos Riff do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e conta com 13 membros, sendo 12 bolsistas e 1 não-bolsista.


 

 

Acesse nosso facebook: 

 

Qualquer dúvida ou sugestão, envie um e-mail para o PET: petbiologiaufu@gmail.com

Ou se você preferir, venha nos visitar na sala do PET!

Bloco 2B, sala 133 - campus Umuarama - (34) 3225-8501